Orçamento para Buffet de Eventos!

30/08/2019 Dicas

Protocolo e procedimentos para casamento na Igreja Católica

Muita gente não sabe mas para realizar um casamento na Igreja Católica existe uma série de determinações a serem seguidas. Isso porque, para católicos, o casamento é a instituição de um sacramento, tal qual o batismo, a primeira comunhão e a crisma. O valor sacramental estipulado pela igreja torna o ato de se casar um momento com muitos protocolos e diversas questões burocráticas.

Local

Primeiro é necessário saber qual a igreja que você deseja se casar. É recomendado que você realize a cerimônia na igreja de origem dos noivos. Isso significa que é indicado escolher ou a paróquia frequentada pelos noivos ou a localizada no bairro onde pelo menos um dos noivos resida.

É importante lembrar que, por conta do valor sacramental do matrimônio para a igreja católica, a cerimônia nessa religião não pode acontecer fora de um templo religioso da mesma.

Além disso, o valor para realizar o casamento em uma igreja católica varia de acordo com época do casamento, se a igreja é muito disputada, além da variação das taxas dos serviços cobrados por cada igreja (caso você utilize os serviços oferecidos por ela). Logo, fazer a cotação da igreja do casamento também é necessária. Além disso, o valor cobrado entra também para o caixa da igreja, que é utilizado para manter esta sempre em bom estado.

Agendamento de data e documentação


O agendamento da data deve ser feito com 6 meses de antecedência pelos noivos, como uma reserva de data e não obriga a igreja a realizar o casamento naquela data. Somente após a entrega e validação da documentação requerida que a data se confirma.

A documentação exigida para casamentos em Igrejas Católicas em até 3 meses de antecedência para a realização do casamento é:

1. Segunda via da certidão de Batismo, com o máximo de 6 meses da data de emissão (a secretária paroquial pode indicar o contato com a Paróquia onde ocorreu o Batismo). Ao declarar-se católico(a) o(a) cônjuge tem que necessariamente ser batizado(a);
2. Certificado do Encontro de Noivos;
3. Declaração da entrada do processo no Casamento Civil;
4. Cópia dos documentos de identificação dos noivos;
5. Comprovante de Primeira Comunhão e Crisma (se os noivos tiverem);
6. Informar o nome e os dados pessoais de duas testemunhas que no dia da Celebração serão chamadas a assinar a habilitação matrimonial.

Ainda no dia da entrega da documentação é recomendado que os noivos já marquem o quanto antes a entrevista. Essa é uma etapa que a Igreja Católica considera obrigatória.

Mas e se um dos noivos não for Católico?


Caso um dos noivos seja de uma outra religião cristã, é necessário informar a(o) secretária(o) da paróquia para que seja providenciado um documento de dispensa que deve ser assinado pelo bispo, justamente como o nome diz, para dispensar o noivo dos sacramentos católicos.
Raros são os casos de divorcio oficial na Igreja Católica, sendo assim, nenhum dos noivos pode ter se casado na mesma em momento anterior.

Por fim, os noivos devem informar caso o casamento religioso seja com efeito civil, ou seja, ambos os casamentos acontecerão no mesmo dia.

O curso de noivos


Antes da realização da cerimônia, é importante lembrar também que os noivos devem realizar um curso de noivos que a igreja oferece, para que esses entendam os motivos das regras do rito religioso e a importância do sacramento matrimonial.

Cerimônia e Rito Sacramental


As cerimônias matrimoniais já tem dias e horários definidos na maioria das paróquias, por isso, só é possível escolher nos dias já disponibilizados pela mesma. Algumas paróquias permitem que sejam marcados casamentos em qualquer data, desde que não tenha algum rito fixo no dia e horário. É sempre bom lembrar de conferir isso ao escolher a igreja.

Cerimonialistas e Promoters: são permitidos desde que respeitem a ordem do rito religioso. Além disso, os noivos e familiares podem ajudar no preparo da cerimônia, para isso deve-se conversar anteriormente com a administração do templo.


Celebrante e comentarista: O celebrante geralmente é o pároco da paróquia, diácono ou algum outro padre indicado por ele, mas os noivos também podem definir quem será o padre. Todas as celebrações possuem um comentarista que dá início e indica como a cerimônia irá proceder.


Entradas: Na Igreja Católica a entrada se dá dessa maneira: os padrinhos, dos pais dos noivos e do noivo, da noiva e das alianças.


Padrinhos: Não é obrigatório a existência de padrinhos para a Igreja Católica, só é exigido duas testemunhas, a presença de padrinhos fica a critério dos noivos. Algumas igrejas tem restrição no número de padrinhos, então antes de chamar todos os seus amigos, é bom consultar com a paróquia escolhida se o número é permitido.


Músicas: A Igreja Católica aconselha e pede que músicas seculares não sejam escolhidas, para não tirar o caráter sacro do momento. É importante lembrar que, apesar de ser o seu casamento, para a Igreja é um rito religioso, e é importante respeitar o que diz a religião na qual você decidiu se casar. Confira nosso artigo sobre playlists de casamento.


Leituras: Nos casamentos católicos, por se tratar de um rito religioso, ocorre a leitura da Bíblia. Os noivos podem escolher quais as leituras que desejam, dentre as indicadas para esse sacramento, que são:

  • Primeira Leitura: Gn 1,26-28.31a; Gn 2,18-24; Gn 24,48-51.58-67; Tb 7,6-14; Tb 8,4b-8; Eclo 26,1-4.13-16; Jr 31,31-34; Rm 8,31b-35.37-39; Rm 12,1-2.9-13; 1Cor 6,13c-15a.17-20; 1Cor 12,31-13,8a; Ef 4,1-6; Ef 5,2a.25-32; Fl 4,4-9; Cl 3,12-17; 1 Pd 3,1 -9; 1 Jo 3,18-24; 1 Jo 4,7-12; Ap 19,1.5-9a.
  • Evangelho: Mt 5,1 -12a; Mt 5,13-16; Mt 7,21.24-29; Mt 19,3-6; Mt 22,35-40; Mc 10,6-9; Jo 2,1 -11 ; Jo 15,9-12; Jo 15,12-16; Jo 17,20-26.


Existe também o momento de confirmação do matrimônio, sendo a primeira parte de consentimento, quando os noivos repetem um texto pré definido, mas que significa que a pessoa está fazendo aquela cerimônia por livre e espontânea vontade. E em seguida o momento de entrega das alianças, onde ao colocar a aliança no dedo um do outro, os noivos também repetem um texto que explicita a simbologia da aliança.

Existem outras regras que a igreja estabelece para a realização do casamento. Muitas delas variam de paróquia para paróquia, por isso é sempre bom conversar na secretaria do local escolhido para definir como realmente será o seu casamento.

Depois da celebração do matrimônio é o momento de festejar, por isso, é importante avisar ao final da cerimônia onde será a recepção.

Já sabe onde irá acontecer a recepção do seu casamento? Conheça o Sobrallia Buffet e Eventos. 


O Sobrallia Buffet e eventos pode realizar a sua festa em Florianópolis, no Lagoa Iate Clube (LIC), no Clube dos Oficiais (ABVO) na Trindade, no Clube Elase na Carvoeira e no Clube Veleiros da Ilha no Centro ou em outro lugar de sua preferência. 

Desde 1996, trabalhamos com buffets para casamentos, bodas, aniversários, formaturas e outros eventos. A experiência do Chef Toni faz toda a diferença para assessorar você a construir um cardápio aliado ao seu planejamento. 

Preencha o formulário abaixo e contate nossa equipe. Nossa assessoria é completa e, certamente, teremos um imenso prazer em realizar sua festa dos sonhos. Confie na experiência para ter o seu sonho de festa realizado de forma tranquila e segura. 

Compartihe:
Email Facebook Google LinkedIn Twitter
(48) 3028.6303
(48) 3025.6303
(48) 99135.1257
ESCRITÓRIO BUFFET PARA EVENTOS
Sede do Clube dos Oficiais da Polícia Militar
Veja a localização e rotas no mapa
 
Veja mais detalhes de cada unidade do Sobrallia clicando nos links abaixo.
 
SOBRALLIA ELASE (Carvoeira)
SOBRALLIA JUSTIÇA FEDERAL (Agronômica)
SOBRALLIA LAGOA (Lagoa da Conceição)
SOBRALLIA TRINDADE (Trindade)
Solicite seu orçamento
Atendemos acima de 70 convidados.
Siga-nos nas redes sociais: